Como enviar o seu Currículo?

Como enviar o seu Currículo?

Já falamos sobre como escrever um currículo e agora é hora de falarmos sobre como enviar candidaturas. E você deve estar a pensar, “Isso é tão básico porque alguém precisaria ler esse texto” e a resposta é: “Isto é tão básico que as pessoas comentem muitos erros nessa hora e acabam por perder grandes oportunidades”.

Para que tenha sucesso na primeira etapa, preste atenção nas dicas:

Procurar Vagas: Faça buscas constantes através de plataformas específicas de emprego, crie alertas de novas vagas e crie uma rotina de ver os e-mails e não deixe de atender telefones desconhecidos ou com números restritos.

Formas de Envio: Ao responder a um anúncio é importante ver quais os documentos solicitados e a forma que se deve inscrever, algumas empresas solicitam inscrição pelo site e outras por e-mail, algumas delas ainda dizem o tipo de currículo que deverá enviar ou se deverá ser enviado anexo ou no corpo do e-mail.

Carta de Apresentação: Ao escrever a carta de apresentação é importante que você exponha de forma breve de que maneira você irá agregar valor a esta empresa, ou seja, um resumo das suas experiências, as suas características pessoais que estão alinhadas ao perfil do cargo ou mesmo da empresa.

Requisitos da Vaga: ao buscar vagas para a sua colocação leia com atenção os anúncios para ter certeza que cumpre pelo menos 70% dos requisitos da vaga e daqueles identificados como obrigatório terá que cumprir 100%.

Para entendermos a importância acima descrita é preciso conhecer um pouco sobre o processo de recrutamento.

Quando uma empresa divulga uma vaga e coloca requisitos obrigatórios é porque ela não irá analisar currículos que não os cumpra. Como cada vaga recebe mais de 50 inscrições, o recrutador precisa criar mecanismos que facilite o seu trabalho, portanto, em cada currículo dá primeiro atenção aos requisitos obrigatórios, aqueles que os cumprem seguem para a próxima análise, aqueles que não os cumpre são descartados ou em algumas grandes empresas podem ir para o banco de currículos. Por isso, não adianta achar que você enviará o currículo e que talvez o recrutador irá olhar e ver que você tem outras competências e poderá participar do processo.

Ao enviar currículo para vagas que não possui qualificações ou experiência você na verdade estará perdendo oportunidades futuras, pois quando tiver condições de preencher uma vaga nessa empresa o recrutador pode olhar e nem querer avaliar seu currículo uma vez que se candidata a tudo, ou seja, não vale mais a pena perder tempo com essa pessoa.

Em resumo, para ter sucesso na primeira etapa do Recrutamento, siga os passos abaixo:

-- Escreva bem o seu currículo, como informado no texto anterior;
-- Envie o currículo apenas para as vagas que possui os requisitos obrigatórios;
-- Envie o currículo na forma e formato solicitado;
-- Redija um bom e-mail ou carta de apresentação.

Espero que tenha gostado da leitura e desejo-lhe Sucesso!