INterSIGHT by Interfaces Portugal

INterSIGHT by Interfaces Portugal

No próximo dia 7 de junho 2018 realizamos o primeiro INterSIGHT by Interfaces Portugal. Este evento que agora iniciamos trata-se de um Seminário, tendo esta edição sido batizada: EM NOME DA MOBILIDADE.

EM NOME DA MOBILIDADE vamos falar sobre falta dos condutores da mobilidade nas empresas de transporte.

Identifica-se à escala global um quadro preocupante, resultante da dificuldade que os operadores de transporte/mobilidade enfrentam para contratar motoristas ou depois de os contratar para os conseguir reter.

Segundo o “Business Insider” alemão, a falta de motoristas na União Europeia poder levar a um desastre económico nos próximos anos, e este assunto não está a ser debatido em Portugal.

As consequências deste desastre para além do aumento dos preços dos serviços irá aumentar o absentismo, os índices de sinistralidade ocupacional, os consumos de combustível e por conseguinte terá impactos na emissão de gases com efeito de estufa.

Por estas razões, quisemos tomar a liderança de chamar o tema para cima da mesa e colocar todos os Stakeholders a discutirem entre si as soluções, como o IMT, ANSR, IEFP, ANTROP, ANTRAM, UGT e IPTRANS.

As mulheres praticamente não estão representadas na profissão de motorista. Na UE, apenas 1,2% dos motoristas são do género feminino. Elisabete Jacinto, a única piloto internacional de camiões aceitou o desafio que lhe lançamos para partilhar com o setor porque é que as mulheres podem ser excelentes profissionais ao volante se forem incentivadas a abraçar esta profissão.

Mas os convites não ficaram por aqui, convidámos ainda os condutores da mobilidade a darem a sua opinião sobre esta problemática (inquérito online a decorrer em (http://opinion.interfaces.pt), porque é importante dar a ouvir a todos a sua voz!

Durante o processo de registo (http://intersight.interfaces.pt), os participantes também podem participar, indicando algumas causas para se ter chegado a esta situação e também são convidados a levar consigo no dia do evento UMA PROPOSTA de solução, só uma!!

O compromisso da Interfaces Portugal com todos os Stakholders é o de compilar todas as propostas e opiniões, elaborar um resumo do Seminário e entregar cópia de tudo ao Governo